EM ALTA

Covid: primeiro boletim de 2024 aponta 797 casos e 4 óbitos em Alagoas

Profissionais recomendam uso da máscara e vacinação para prevenir casos graves
Por Tamara Albuquerque 02/01/2024 - 13:41
Atualização: 02/01/2024 - 13:59

ACESSIBILIDADE

Getty Images
Imagem da mutação ômicron, do coronavírus
Imagem da mutação ômicron, do coronavírus

O primeiro boletim epidemiológico sobre covid-19 em 2024 aponta 797 casos notificados da doença com 4 óbitos e 713 casos em investigação em Alagoas. O documento, divulgado nesta terça-feira, 2, se reporta à semana de nº 52, encerrada no dia 30 de dezembro. O estado fechou o ano de 2023 com 6.501 casos confirmados de covid e 91 óbitos.

A doença volta a se espalhar com facilidade, levando profissionais da saúde a recomendarem uso de medidas preventivas, principalmente a vacinação, que protege contra formas mais graves da covid. Além disso, o retorno da máscara em locais fechados e aglomerados - e mesmo no transporte público- deve ser resgatado pela população. Mais cuidado na higienização das mãos é outro ponto lembrado. Quem apresenta sintomas de gripe deve fazer uso da máscara e, se possível, se isolar até fazer o teste para diagnóstico de covid.

Ainda não há informação se em Alagoas foi identificada a nova subvariante do vírus da covid-19, que tem muita facilidade de transmissão. A JN.1, conhecida como Pirola, foi identificada no final de dezembro em Pernambuco pelo Instituto Aggeu Magalhães, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Foi o primeiro registro da linhagem no estado.

A Pirola é apontada como responsável pelo aumento de casos da doença em outros estados, como Ceará, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), de 17 a 23 de dezembro foram registrados 2.468 casos positivos de Covid-19 em Pernambuco, com a taxa de positividade de 26,9%.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato